Injeção Eletrônica

11/05/2010 20:46

 

Injeção Eletrônica

Os veículos modernos dispõem de um sistema eletrônico cujos componentes vieram substituir os carburadores, a chamada injeção eletrônica. Uma central eletrônica recebe informações de sensores e atuadores distribuídos pelo motor e componentes do carro (velocidade, pressão do ar, temperatura, ar condicionado, direção hidráulica, etc.) e com isto gerência, numa fração de segundo, freqüência e quantidade de combustível a ser injetado na câmara de combustão do motor.


 

Devido a sua complexidade, o Sistema de Injeção Eletrônica de combustível de seu carro somente deve ser manuseado por profissionais competentes.


 

No painel da maioria dos veículos existe uma lâmpada de advertência que, ao piscar ou manter-se acesa com o motor em funcionamento, indica alguma anomalia no sistema.


 

A manutenção preventiva, quando se usa um scanner para checagem do sistema de injeção, poderá corrigir a formação carvão na câmara de combustão, evitando danos ao motor.


 

Quando houver dificuldade para fazer funcionar o motor pela manhã ou quando este apresentar falhas ou engasgos, é provável que o sistema necessite de limpeza e/ou manutenção preventiva. Isto também é válido para carros com carburador.


 

Devem ser tomados cuidados especiais para dar uma "chupeta" em carro com injeção eletrônica : uma sobrecarga ou inversão de polaridade dos cabos da bateria pode danificar seriamente o sistema.


 

Veículos com catalisador não devem funcionar com o sistema falhando, pois basta um pequeno excesso de combustível para danifica-lo irremediavelmente, o que poderá também ocorrer ao fazer o carro pegar no "tranco".


 

Deve ser evitada a lavagem do motor com jatos de alta pressão, que podem ocasionar falhas no funcionamento do veículo e danificar os componentes eletrônicos.


 

A cada 30.000 km. faça uma manutenção preventiva do sistema.


 

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